Início do conteúdo

	
	

Educação a Distância

Professores assistindo atenciosamente a uma video conferência

 

 

Apresentação

sumário

A Educação a Distância (EAD) é o termo genérico usado no Brasil para designar os modos ensino e/ou aprendizagem, cuja mediação professor-estudante-conteúdo é feita por alguma tecnologia e que, por isso, se diferencia do modelo presencial clássico. As atividades educativas são desenvolvidas em lugares e tempos diversos.

No IFCE, a Educação a Distância já é uma realidade. Por meio do sistema UniversidaEdital N° 22-2014 Seleção de Tutor a Distância - UAB - Resultado de Aberta do Brasil (UAB) e Escola Técnica Aberta do Brasil (e-TEC), abriram-se as portas para expansão e interiorização da oferta do ensino técnico e superior, gratuito e de qualidade para o País. Ressalte-se que não há diferença nos currículos e que, perante a legislação, os cursos a distância têm a mesma validade que os presenciais, o diploma nem menciona a modalidade.

O Núcleo de Tecnologias Educacionais e Educação a Distância – NTEAD, ligado à Diretoria de Ensino (DIREN), é o órgão que faz a produção e a gestão dos cursos, bem como a coordenação dos projetos e programas de EAD no IFCE, como o Pró-Funcionário e o Portal EPT Virtual.

Portal da Diretoria de Educação a Distância - IFCE

link de acesso ao Twitter da educação a Distância

 

Diretoria de Ensino a Distância

sumário

cassandra

 

 

Acesso ao Moodle

sumário

Editais e Resultados

sumário       

       

Profuncionário

Universidade Aberta do Brasil (UAB) - IFCE

sumário

O sistema Universidade Aberta do Brasil – UAB foi criado pelo Ministério da Educação em 2005. No IFCE as primeiras turmas de EaD tiveram início em 2007. Na época foram ofertadas 400 vagas para dois cursos de graduação, e hoje a Diretoria de EaD oferta mais de sete mil vagas, distribuídas em cursos técnicos, graduação, aperfeiçoamento e especialização.

Os cursos ofertados pela UAB no IFCE são Tecnologia em Hotelaria, Licenciatura em Matemática e Licenciatura em Educação Profissional, Científica e Tecnológica (EPCT), distribuidos nos polos de Acaraú, Beberibe, camocim, FECET Caucaia, Jurema Caucaia, Itapipoca, Jaguaribe, Meruoca, Quixeramobim, Tauá, Orós, Ubajara, Limoeiro do Norte, São Gonçalo do Amarante e Campos Sales.

Escola Técnica Aberta do Brasil (e-TEC) - IFCE

sumário

Esse programa foi lançado pelo Edital 01/2007/SEED/SETEC/MEC e se insere no âmbito da política de expansão da educação profissionalizante, como uma das ações do Plano de Desenvolvimento da Educação. Trata-se de um passo importante para a democratização do acesso ao ensino técnico público, por meio da modalidade de Educação a Distância. O IFCE oferta cursos técnicos de Eletrotécnica, Segurança do Trabalho, Informática, Edificações, Redes de Computadores e Meio Ambiente, distribuidos nos polos de Aracati, Campos Sales, Crateus, Horizonte, Pacajus, Russas, Tauá e Portuário-Fortaleza.

Pró-Funcionário

sumário

A Portaria Normativa MEC, nº 25/2007, instituiu o Programa de Formação Inicial em Serviço dos Profissionais da Educação Básica dos Sistemas de Ensino Público – Profuncionário. O projeto objetiva, por meio do ensino a distância, oferecer formação técnica, em nível médio, aos funcionários das redes públicas de educação básica dos sistemas de ensino, nas habilitações de Infraestrutura Escolar, Secretariado Escolar, Multimeios Didáticos e Alimentação Escolar, distruibuidos nos polos de Aracati, Campos Sales, Pacajus, Crateus, Horizonte, Russas, Mucuripe-Fortaleza, Lagamar-Fortaleza, Parque São José-Fortaleza, Conjunto Ceará-Fortaleza, São Bernardo-Fortaleza e Jangurussu-Fortaleza.

 

Clique aqui e acesse os editais e resultados 

Portal EPT Virtual

sumário

O Portal EPT Virtual constitui-se num dos módulos do Sistema de Informações da Educação Profissional e Tecnológica – SIEP (SETEC/MEC). Esse módulo é um espaço digital destinado a contribuir com a formação, informação, instrumentalização e comunicação de professores, pesquisadores, alunos e interessados em tecnologia educacional aplicada à Educação Profissional e Tecnológica, seja ela presencial e/ou a distância.

Nesse portal foram disponibilizadas ferramentas educacionais e uma base de conteúdos pedagógicos digitais catalogados e mantidos por instituições credenciadas, além de informações específicas sobre tecnologia educacional aplicada ao EPT.

São várias as ferramentas em desenvolvimento e outras em fase de concepção e/ou testes. Dentre elas, Learning Vectors, DidaTIC, AvalTIC, Laboratório Remoto e outras. Uma característica de fundamental importância do Portal EPT Virtual é a sua concepção, construção e gestão colaborativa, contando, atualmente, com a participação de dez instituições em EPT: IFCE (unidade gestora), IFRN, IFPE, IFPB, IF-ES, IF - Campos, IFSC, IFRR, ETF-TO e EAF-Cáceres. No IFCE, continuamos a Pesquisa e Desenvolvimentodas Ferramentas do EPCT Virtual, principalmente o Interred. O Portal EPT Virtual representa ainda, num país de dimensão continental como o Brasil, um elemento de integração entre instituições em EPT dispersas no solo nacional e entre os profissionais e alunos que as compõem.

 

CONTATOS

Diretoria de EaD e setor financeiro: 3307.3787

Licenciatura em Matemática, EPCT e Aperfeiçoamento em Docência: 3307.3769

Comunicação, Tecnologia em Hotelaria e Especialização em Turismo e Hospitalidade: 3307.3645

Laboratório de Produção: 3307.3714

Capacitação e Logística: 3307.3789 - Editais

e-Tec e Profuncionário: 3307.3761

Contato

sumário

Instituto Federal do Ceará
EAD - Educação à Distância
Av. Treze de Maio, 2081 - Benfica - Cep: 60040-531 - Fortaleza - CE
Fone: (85) 3307.3787

 

 

Fim do conteúdo
 

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará
Reitoria: Avenida Rui Barbosa, 2847 - Joaquim Távora - Fortaleza/CE  - CEP: 60115-222  - Fone: (85) 3401.2500 / Fax: (85) 3401.2323

Clique aqui para visualizar o endereço dos campi


Site melhor visualizado com a resolução 1024×768 ou superior. Para uma melhor experiência com a navegação, utilize o Mozilla Firefox.