Início do conteúdo

	
	

Projetos de inovação do IFCE ganham destaque

Stand do Instituto na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia chama atenção

Visitantes em frente ao stand do IFCE

O Instituto Federal do Ceará (IFCE) vem participando com destaque da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, em Brasília. O stand da instituição é um dos que vêm chamando mais atenção no espaço reservado para a rede federal de educação profissional e tecnológica. O evento prossegue até o dia 27 de outubro, no Parque da Cidade, na capital federal. O tema este ano é “Ciência, Saúde e Esporte”. 

Ao todo, o IFCE expõe oito projetos no stand. As inovações na área de acessibilidade tem sido bastante comentadas. Um deles é o “Caminho Digital”, que consiste numa bengala capaz de captar informações acopladas a um piso tátil e enviá-las ao smartphone em áudio, de forma a auxiliar o deslocamento de deficientes visuais. Já o “Portáctil” consiste em um equipamento óptico-mecânico tradutor para braille, voltado para o atendimento a deficientes visuais, que pode ser acoplado a tablets para facilitar a leitura.

Professores, alunos e egressos do IFCE participam do evento em Brasília. “Nós estamos felizes com o projeto. Ele possibilita que o deficiente visual possa estudar em qualquer lugar sem que a escola tenha que se adaptar”, disse Bruno Martins, aluno do curso de Engenharia da Computação, falando sobre o projeto Portáctil.

Outro projeto em exposição é o “Bring2me”, aplicativo de smartphones para controle de pedidos feitos por clientes em restaurantes. Destaque também para o projeto “Etiqueta térmica”, adesivo térmico para indicação visual de sobrecarga de transformadores de distribuição que utiliza a cera de carnaúba e a quitosana como elementos de base, e para o “Desenvolvimento de um sistema de monitoramento da variabilidade da frequência cardíaca utilizando smartphones”.

O stand cearense destaca ainda o “Religador de BT com proteção de cabo ao solo”, que possibilita o religamento automático da rede elétrica em baixa tensão, em caso de falhas transitórias; o “Sensor embarcado em transformadores para avaliação em tempo real de óleo isolante”, equipamento que se destaca pelo custo reduzido e pela possibilidade de detecção de vários gases; e o “Subtron”, submarino autônomo para inspeções de barragens em hidroelétricas.

Imagem: Stand do IFCE tem atraído visitantes (foto: Instituto Federal de Brasília)

Ícaro Joathan - reitoria / com informações da Agência Brasil

 

 

Fim do conteúdo
 

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará
Reitoria: Avenida Rui Barbosa, 2847 - Joaquim Távora - Fortaleza/CE  - CEP: 60115-222  - Fone: (85) 3401.2500 / Fax: (85) 3401.2323

Clique aqui para visualizar o endereço dos campi


Site melhor visualizado com a resolução 1024×768 ou superior. Para uma melhor experiência com a navegação, utilize o Mozilla Firefox.