Início do conteúdo

	
	

Modalidades de Curso

Cursos técnicos

sumário

Os cursos técnicos são voltados para alunos que desejam profissionalizar-se em um curto intervalo de tempo, a fim de conquistar uma vaga no mercado de trabalho. São ofertados em cinco modalidades:

  • Subsequentes: esta modalidade de curso destina-se a estudantes que concluíram o ensino médio.
  • Concomitantes: esta modalidade de curso destina-se a estudantes que cursam o ensino médio em outras instituições e concluíram, pelo menos, o 1º ano no ato da matrícula em curso técnico do IFCE.
  • Integrados: a modalidade de ensino integrado é aquela em que o aluno cursa o ensino médio e o técnico ao mesmo tempo no IFCE.
  • EJA: para ser aluno da educação de jovens e adultos (EJA), o candidato deve ser maior de 18 anos e possuir o ensino fundamental completo e o ensino médio incompleto.
  • e-Tec: a Rede e-Tec Brasil visa a oferta de educação profissional e tecnológica à distância e tem o propósito de ampliar e democratizar o acesso a cursos técnicos de nível médio, públicos e gratuitos.
  • Pro-funcionário: a rede e-Tec também oferece o Programa de Formação Inicial em Serviço dos Profissionais da Educação Básica dos Sistemas de Ensino Público (Profuncionário), que oferta, por meio do ensino a distância, formação técnica, em nível médio, aos funcionários das redes públicas de educação básica dos sistemas de ensino.

Clique aqui para acessar os cursos técnicos do IFCE

Cursos superiores

sumário

Os cursos superiores são ofertados para proporcionar uma graduação aos estudantes, a fim de desenvolver conhecimentos nas áreas específicas. São ofertados em quatro modalidades:

  • Bacharelado: destinado a jovens que tenham concluído o Ensino Médio e desejam formação profissional de graduação como bacharel.
  • Licenciatura: destinado a estudantes que concluíram o ensino médio (antigo segundo grau). São cursos de graduação específicos para a formação de docentes.
  • Tecnologia: os cursos tecnológicos formam profissionais para atender a campos específicos do mercado de trabalho. Têm duração média menor que a dos cursos de graduação tradicionais.
  • UAB: a Universidade Aberta do Brasil (UAB) é um programa do Ministério da Educação (MEC) em parceria com o IFCE que disponibiliza cursos de ensino superior à distância a docentes e profissionais de ensino da rede pública de municípios do interior.

Clique aqui para acessar os cursos superiores do IFCE

Pós-graduação

sumário

Os cursos de pós-graduação são destinados a todos que possuem diploma de Ensino Superior. São ofertados nas modalidades lato sensu e stricto sensu.

  • Especializações: cursos de pós-graduação lato sensu destinados a todos que concluíram o ensino superior e desejam obter atualização acadêmica ou profissional e o consequente progresso das competências obtidas na graduação.
  • Mestrados: cursos de pós-graduação stricto sensu ofertados nas modalidades de mestrado acadêmico e profissional.
    O mestrado acadêmico é destinado a todos que tenham concluído o ensino superior e desejam obter titulação com grau de mestre, por meio de estudos voltados para o ensino e pesquisa direcionados para a carreira acadêmica.
    O mestrado profissional é destinado a todos que tenham concluído o ensino superior e desejam obter titulação com grau de mestre, por meio de estudos e técnicas diretamente voltadas ao desempenho de um alto nível de qualificação profissional, com vistas a atender à demanda de setores do mercado produtivo.
  • Doutorados: cursos de pós-graduação stricto sensu destinados a formar profissionais que desejam obter titulação com grau de doutor, com foco na carreira acadêmica e na área de inovação.

Clique aqui para acessar os cursos de pós-graduação do IFCE

Pronatec

sumário

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) oferta formação profissionalizante para estudantes e trabalhadores por meio de duas modalidades de cursos:

  • FIC: cursos de atualização e qualificação profissional de nível básico, de curta duração, sem ter como critério de acesso o exame de seleção.
  • Técnicos: cursos voltados para alunos que desejam profissionalizar-se em educação profissional técnica de nível médio e conquistar uma vaga no mercado de trabalho.

Clique aqui para acessar os cursos do Pronatec do IFCE

Mulheres Mil

sumário

Programa do governo federal que se destina a capacitar mulheres de baixa renda em atividades produtivas vinculadas às vocações econômicas das regiões onde acontece por meio de cursos por meio de cursos de formação inicial e continuada (FIC), cujos critérios de seleção é diferenciado pois é feito por entrevista e análise socioeconômica.

Clique aqui para acessar os cursos do Mulheres Mil do IFCE

 

Fim do conteúdo
 

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará
Reitoria: Avenida Rui Barbosa, 2847 - Joaquim Távora - Fortaleza/CE  - CEP: 60115-222  - Fone: (85) 3401.2500 / Fax: (85) 3401.2323

Clique aqui para visualizar o endereço dos campi


Site melhor visualizado com a resolução 1024×768 ou superior. Para uma melhor experiência com a navegação, utilize o Mozilla Firefox.