Início do conteúdo

	
	

Acaraú faz lançamento de catamarã a vela para pesca

Barco será lançado nas águas do Rio Acaraú no dia 31

Construção do catamarã financiado com recursos do CNPq

O IFCE-Campus Acaraú realizará solenidade de lançamento, no Rio Acaraú, de catamarã a vela para pesca construído com recursos do Edital MCT/CNPq/CT-Aquaviário Nº 08/2009. A solenidade está prevista para iniciar às 16h do dia 31 de outubro, no bairro Camboa, em Acaraú, sendo a visitação à embarcação aberta a partir das 15h.

O projeto de construção do catamarã foi coordenado pelo engenheiro naval Maurício Oliveira, professor do curso Técnico Subsequente em Construção Naval do campus de Acaraú. A embarcação será batizada em homenagem ao professor Fernando Amorim (in memorian), engenheiro naval que se destacou na área.

Comparecerão à solenidade políticos, empresários, autoridades e pesquisadores, além da esposa do professor Fernando Amorim (in memorian) -a professora Eleonora Ziller - que fará o ato simbólico de batismo da embarcação juntamente com o coordenador do projeto, professor Maurício Oliveira. Em seguida, o catamarã será lançado nas águas do Rio Acaraú.

Além do professor Maurício Oliveira, que coordenou o projeto, participaram da construção do catamarã os professores Luciano Sobrinho, Paulo Bonfim e Hernan Ruiz - outros docentes do curso Técnico Subsequente em Construção Naval - além de dois carpinteiros navais da região, os irmãos Ezequias de Souza e João de Souza.

 

Esse foi o segundo catamarã construído sob a coordenação dos docentes do campus de Acaraú. Conforme o professor Maurício Aguilar, a proposta “é construir embarcações que tragam mais segurança e mais conforto ao pescador na sua atividade, melhorando a qualidade de vida do pescador, a segurança dele a bordo, e proporcionando mais conforto”, ressaltou.

 

Para o professor Amilton Nogueira, diretor-geral do campus de Acaraú, que tem dado todo o apoio logístico na execução do projeto, a construção dessas embarcações com novas técnicas é fundamental para o desenvolvimento da região do Baixo Acaraú, que tem na pesca, um dos pilares básicos de sua economia.

Imagem: Construção do catamarã financiado com recursos do CNPq

Edson Costa - Acaraú

 

Fim do conteúdo
 

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará
Reitoria: Avenida Rui Barbosa, 2847 - Joaquim Távora - Fortaleza/CE  - CEP: 60115-222  - Fone: (85) 3401.2500 / Fax: (85) 3401.2323

Clique aqui para visualizar o endereço dos campi


Site melhor visualizado com a resolução 1024×768 ou superior. Para uma melhor experiência com a navegação, utilize o Mozilla Firefox.