Início do conteúdo

	
	

Mais experiências exitosas são apresentadas

Centro de Equoterapia de Iguatu representou o IFCE na Mostra

O Instituto Federal do Ceará (IFCE) apresentou aos participantes da XXXIX Reunião dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica (Reditec) o Centro de Equoterapia, do campus de Iguatu, como parte das experiências exitosas realizadas nos institutos da rede, no País. Com isso, compartilhou o mérito das atividades desenvolvidas com pessoas com deficiência para mais de 800 gestores dessas instituições presentes ao evento.

Mais uma Mostra de Experiências Exitosas, realizada ao longo da programação da Reditec, ocorreu na manhã desta quinta-feira, 22, com apresentação de quatro ações do eixo de extensão. Pela tarde, mais quatro iniciativas, desta vez na área da pesquisa, serão apresentadas. No dia anterior, foram as áreas de ensino e de gestão, ambas com mais quatro ações, cada uma. Ao todo, foram 16 experiências exitosas compartilhadas, de nove instituições da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica.

O Centro de Equoterapia Galopes da Inclusão é coordenado por uma equipe multidisciplinar composta de equitador, pedagoga, veterinária, assistente social, fisioterapeuta e psicólogo, além de bolsistas do IFCE. O projeto completou três anos de funcionamento, no último mês de setembro, tendo sido idealizado pela psicóloga do campus, Maria Maíza Barros, e contado com o apoio da Associação de Pais e Amigos de Excepcionais (Apae) do município.

Segundo Maíza, tudo começou com um convite do MEC para reunir-se com gestores da Rede Federal para tratar de iniciativas de inclusão por meio de centros de equoterapia. A viabilidade se deu por conta da estrutura do campus de Iguatu, que passou por um processo de adequação de espaço físico, qualificação de profissionais e aquisição de animais para implantar o centro a fim de atender pessoas com deficiência.

Maíza explica que o centro atende pessoas com vários tipos de deficiência, como intelectual, autismo, Síndrome de Down, paralisia cerebral e deficiências múltiplas, num total de 12 praticantes de equoterapia. “Sei que o IFCE tem muitos projetos exitosos e, por isso, foi uma surpresa muito feliz saber que o centro foi escolhido para representar a instituição e o nosso estado no evento”, diz.

Com entusiasmo, Maíza completa que a maior satisfação com esse trabalho é ver a evolução dos praticantes: “é comum enxergarem esse público diante de suas limitações, mas nós enxergamos o seu potencial e sua evolução. Isso é muito motivador para sempre continuarmos”. A Mostra de Experiências Exitosas é parte tradicional da programação da Reditec, tendo como objetivo dividir boas práticas realizadas dentro das instituições da Rede de EPT. Neste ano, foram  98 propostas submetidas à avaliação da Comissão Temática e Científica.

Acompanhe a cobertura em tempo real da Reditec no site e na fan page oficiais do evento.

Deborah Sampaio - Ascom Reditec

 

Fim do conteúdo
 

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará
Reitoria: Avenida Rui Barbosa, 2847 - Joaquim Távora - Fortaleza/CE  - CEP: 60115-222  - Fone: (85) 3401.2500 / Fax: (85) 3401.2323

Clique aqui para visualizar o endereço dos campi


Site melhor visualizado com a resolução 1024×768 ou superior. Para uma melhor experiência com a navegação, utilize o Mozilla Firefox.