Início do conteúdo

	
	

Professora de Fortaleza lança livro na Europa

Espetáculo Fortaleza

A formação corporal do ator é temática principal da obra “Propriocepção, percepção e leitura do corpo - aplicação à formação do ator” de autoria da coordenadora da Licenciatura em Teatro do campus de Fortaleza do IFCE, Mônica Marcal Domine. O livro, resultado da pesquisa de doutoramento defendida pela docente, na Université Paris 3 – Sorbonne Nouvelle, em setembro de 2008, desde o último mês de fevereiro à venda em vários países.

Dividida em 408 páginas publicadas pela Editions Universitaires Européennes, a obra discute o papel do formador corporal, seus objetivos e posturas diante do aluno, contribuindo para a formação do artista cênico. Para alicerçar a temática, a autora usou como base teórica a neurociência, explorando, sobretudo, a importante função desempenhada pelo sistema nervoso na escolha de postura e movimentos corporais postos em prática durante apresentações artísticas.

De acordo com Mônica Marcal, o fato de o livro ter sido publicado em vários países é importante para a difusão do conhecimento. “É gratificante ver que o nosso trabalho desenvolvido aqui no Instituto Federal do Ceará ganha proporções mundiais e se torna referência nesse campo de estudo. Hoje, qualquer pesquisador que quiser tratar do assunto já pode ter acesso fácil a essa pesquisa científica”.

Imagem: espetáculo de dança ‘O coração de Anne Bretagne”, com alunos da Licenciatura em Teatro (Francisco Costa)

Rafael Oliveira - Fortaleza

 

 

Fim do conteúdo
 

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará
Reitoria: Avenida Rui Barbosa, 2847 - Joaquim Távora - Fortaleza/CE  - CEP: 60115-222  - Fone: (85) 3401.2500 / Fax: (85) 3401.2323

Clique aqui para visualizar o endereço dos campi


Site melhor visualizado com a resolução 1024×768 ou superior. Para uma melhor experiência com a navegação, utilize o Mozilla Firefox.